Como instalar o Google Analytics: O Guia prático
Este é um guia prático desenvolvido com o objetivo de lhe poder mostrar que pode criar uma conta de Google Analytics pela primeira vez de uma forma fácil e intuitiva!
A configuração do Google Analytics com o Google Tag Manager é a forma mais fácil de conseguir monitorizar o seu website sem utilizar uma única linha de código.
Desfrute deste guia prático!
1. Instalar o Google Analytics: Por onde começar
Para instalar o Google Analytics precisa de criar uma conta de Gmail. Se apenas têm uma conta de Gmail pessoal, é recomendável que seja criado um e-mail profissional ou empresarial para o efeito.
2. Aceda à página do Google Analytics
Aceda à página do Google Analytics e coloque os seus dados de acesso da sua conta Gmail.
3. Fazer o login
Depois de fazer o login será direcionado para uma página de boas-vindas do Google Analytics. Clique no botão “Configurar gratuitamente” para continuar.
4. Definir os detalhes da conta
De seguida será direcionado para a página de criação de conta, onde deverá preencher os “Detalhes da conta” e confirmar as “Definições de partilha de dados da conta”.
- Detalhes da conta
Escolha um nome que identifique a conta facilmente. Pode ser o nome da sua empresa/negócio ou, se for um website pessoal, o seu primeiro e último nome.
- Definições de partilha de dados da conta
Por predefinição, as definições de partilha de dados já se encontram selecionadas. O consentimento da partilha é importante para que o Google e os seus especialistas possam analisar os dados do seu website. Clique no botão “Seguinte” para continuar.
Nota importante: A partir de uma única conta Gmail poderá criar várias contas de Google Analytics para obter dados e relatórios separados de diversos websites. Pode ainda dar diferentes acessos à sua equipa de Marketing ou agência externa (Editar, Colaborar, Ler e analisar, Gerir utilizadores) seguindo os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Conta > Gestão de utilizadores da conta > Adicionar utilizadores ou grupos de utilizadores.
5. Escolher a plataforma a medir
O próximo passo será decidir o que pretende medir, onde pode escolher uma de três opções possíveis: Medir o website; Medir aplicações para iOS e Android ou Ambos. A primeira opção é aquela que, por predefinição, já se encontra selecionada. Clique no botão “Seguinte” para continuar.
6. Os detalhes de propriedade
De seguida deverá preencher os “Detalhes de propriedade”:
- Nome do Website
Escolha um nome que identifique o seu website ou o da sua empresa. Caso tenha mais do que um website, é importante utilizar um nome identificativo para não confundir os diferentes websites.
- URL do Website
Escolha o protocolo que o seu website tem: http ou https. É recomendável que o seu site tenha o protocolo de segurança SSL para que possa ser confiável para os visitantes do site e para o motor de busca do Google. Depois coloque o URL do seu website. Neste exemplo, utilizei o URL: www.andrelamarao.pt
- Categoria do setor
Escolha uma opção mais adequada para a “Categoria do setor”. Não é obrigatório escolher uma opção, mas se o fizer poderá receber posteriormente insights mais adequados para o seu negócio.
- Fuso horário
Escolha o país e o fuso horário do seu país de origem. Em alternativa, poderá colocar o país e fuso horário do seu principal target. No entanto, esta configuração não é obrigatória. De seguida, clique no botão “Criar”.
- Contrato de Termos de Utilização do Google Analytics
Depois irá surgir um pop-up para aceitar os Termos de Utilização do Google Analytics e os Termos de Proteção de Dados entre Controladores de Medição da Google. Leia os termos e depois clique em “Aceito”.
7. Aceitar os termos
Depois dos termos aceites, irá ser direcionado para uma página onde terá acesso aos códigos de instalação. Guarde o “ID de Controlo”, pois irá precisar dele para a próxima etapa.
A primeira etapa já está completa!
A próxima etapa é instalar o código de tracking (rastreamento) do Google Analytics no seu website.
Existem três formas principais de o fazer:
- Instalar manualmente o código no website;
- Instalar um plugin do Google Analytics compatível com o seu CMS (WordPress, Joomla, Magento, etc.);
- Através do Google Tag Manager (GTM).
Como o objetivo do guia é simplificar ao máximo, vamos escolher a terceira opção. Acompanhe de seguida o passo-a-passo.
Configurar o Google Analytics com o Google Tag Manager
1. O Google Tag Manager
Aceda à página do Google Tag Manager e inicie a sessão com a sua conta de Gmail. Vai ser direcionado para a página inicial do Google Tag Manager. Clique em “Criar conta” no canto superior direito para continuar.
2. Configurar a conta
De seguida será redirecionado para a página de criação de conta onde deve preencher algumas informações básicas:
- Configuração da conta
Preencha o nome da conta (pode ser o mesmo que utilizou anteriormente para a criação de conta no Google Analytics) e selecione o seu país de origem. Existem várias formas de organizar o seu Google Tag Manager, no entanto é recomendável que crie uma conta para cada website.
- Configuração do contentor
Um contentor é o sítio onde ficam armazenadas todas as tags, triggers e variáveis. É através do contentor que o GTM irá ler todas as tags do seu website, aplicação (iOS ou Android) ou AMP. Escolha um nome para o contentor (por exemplo, Website) e selecione a plataforma de segmentação mais adequada. Depois, clique em “Criar”.
- Contrato de Termos de Utilização do Gestor de Etiquetas do Google
Leia e aceite os Termos de Utilização do GTM e depois clique em “Sim”.
3. O código de instalação em Html (não se assuste não vamos precisar dele 😊)
De seguida, surgirá um pop-up com códigos HTML. Como vamos seguir outra via mais simples, pode ignorar este pop-up e seguir o passo seguinte.
4. A Interface do Google Tag Manager
Para adicionar etiquetas (tags) ao contentor, no espaço de trabalho clique no quadro “Nova etiqueta”.
5. Configurar as etiquetas
Clique no campo “Configurações da etiqueta” e adicione a etiqueta “Google Analytics: Universal Analytics”. De seguida, nas “Definições do Google Analytics” clique em “Nova variável…”.
6. Configurar as variáveis
Para configurar a variável, coloque o ID de Controlo que é fornecido pelo Google Analytics. Se não o encontrar, siga os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Propriedade > Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento > Copie o ID de Controlo. Depois de colar o ID, clique no botão “Guardar” e depois em “Guardar” novamente.
7. Configurar os acionadores
Voltando à página da configuração da etiqueta, clique no campo “Acionadores” e escolha a opção “All pages”.
8. Definir o nome da etiqueta criada
Depois clique no botão “Guardar”, mude o nome da etiqueta para “Google Analytics – Visualização de página” e clique novamente em “Guardar”.
9. Terminar a configuração
Para terminar a configuração é muito importante clicar no botão “Enviar” no ambiente de trabalho, e depois no botão “Publicar” para publicar as novas alterações.
Foi fácil chegar até aqui?? Espero que sim 😊
Agora só falta mais um pequeno passo, que é efetivamente permitir que o Google Tag Manager (GTM) acesse o seu website e possa monitorizar os dados. O passo seguinte é adequado caso tenha um website desenvolvido em WordPress.
10. Instalar o plugin Google Tag Manager no nosso site em WordPress
Na barra de trabalho, copie o código da sua conta de Google Tag Manager, que deve ter o seguinte aspeto “GTM-T2Z74R6”. Instale o plugin “DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress” através do Menu WordPress > Plugins > Adicionar novo. Depois de instalado, clique em “Ativar”.
11. Colocar o código do Google Tag Manager
No Menu do WordPress, clique em “Configurações” e depois “Google Tag Manager”. Cole o código do GTM na caixa de texto “Google Tag Manager ID” e deixe o “Container code placement” predefinido em “Custom”. De seguida, clique em “Guardar alterações”.
E já está tudo configurado! 😊Agora só falta verificar se está tudo a funcionar corretamente!
Verificar se o Google Tag Manager está a funcionar corretamente
1. A extensão do Google Chrome – Tag Assistant
Instale a extensão para o Google Chrome “Tag Assistant (by Google)” para verificar se está tudo a funcionar corretamente. Aceda ao link anterior e clique no botão “Instalar” e depois em “Adicionar extensão”. Carregue no separador criado com o símbolo e clique em “Done”.
2. Como saber se está a funcionar?
Vá para a homepage do seu website e carregue novamente no símbolo . Carregue no botão “Enable”. Depois, atualize a homepage do seu website para que o Tag Manager comece a analisar. O símbolo de Google Tag Manager deverá aparecer nos resultados a verde para indicar que tudo está a funcionar corretamente.
Espero que tenha gostado deste Guia Prático e que lhe seja muito útil!
Terei todo o gosto em saber a sua opinião e sugestões, assim como esclarecer alguma dúvida que surgir!