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Google Analytics 4: Tudo o que precisa de saber

Soam os tambores para anunciar a chegada do futuro do Google Analytics com a versão 4

Se já não consegue conter a curiosidade para saber o que vai mudar na sua estratégia de marketing digital e o que esta ferramenta tem de novo e diferente para lhe oferecer, junte-se à tripulação deste navio, que parte para a viagem das informações e novidades mais relevantes do GA4.

Neste momento pode estar a colocar-se algumas questões como: afinal o que é o Google Analytics 4? O que oferece de melhor? Tenho de começar a utilizar já ou devo continuar a utilizar o Google Analytics? O que é Analytics?

Vamos procurar responder a todas estas e outras perguntas para que saiba em primeira mão tudo o que precisa sobre esta nova versão.

O Google Analytics 4 é a mais nova plataforma de rastreamento lançada pelo Google. É um sistema completamente novo, totalmente independente do que chamamos Google Analytics.

O que posso esperar do GA4?

  • O Google Analytics 4 baseia-se nos algoritmos do Google para oferecer os benefícios da modelagem, por exemplo, identificando segmentos com maior probabilidade de conversão para o seu negócio;
  • O Google Analytics 4 foi desenhado para fornecer perspectivas integradas em diferentes aplicativos da web e móveis, de forma a que possa analisar de forma completa e integrada a jornada do cliente em qualquer dispositivo;
  • O Google Analytics 4 oferece privacidade e foi desenvolvido para atender às necessidades de um futuro sem cookies – que sabemos que não tardará a chegar.

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Se utiliza o Google Analytics, com certeza quer saber o que há de novo no Google Analytics 4?

  • Novas opções de interface de relatórios;
  • Modelo orientado para eventos, onde pode criar parâmetros personalizados para rastrear qualquer variável (mais flexível do que uma exibição de página);
  • Criar relatórios de dados dentro do GA4 (no canto superior direito da interface do GA4 encontrará um ícone com um gráfico e um lápis - a ferramenta Personalizar Relatório. Esta é uma nova seção de análise onde podemos construir relatórios visuais dos nossos dados analíticos.

Integração GA4 com BigQuery

Uma das mais importantes atualizações e novidades de todos os tempos. Anteriormente, essa integração estava disponível apenas para o Google Analytics 360 (versão empresarial). A integração do BigQuery vai permitir-lhe obter os seus dados brutos de eventos diretamente num data warehouse, o que abre a capacidade de fazer análises preditivas e personalização quase infinita.

Funis

Também, pela primeira vez, o Google Analytics agora tem funis disponíveis para todos. Anteriormente, o Google Analytics tinha funis muito rígidos na versão padrão, e apenas a versão empresarial GA360 oferecia funis significativos. Poderá criar funis personalizados instantaneamente que são retroativos, segmentáveis ​​e permitem criar públicos para uma exploração ou ativação mais profunda.

Tempo

Responder a perguntas sobre quanto tempo leva para que os seus utilizadores/clientes realizem ações na versão padrão do Google Analytics pode ser muito desafiador. A ferramenta que atualmente conhece foi projetada apenas para responder quanto tempo passou entre as visualizações de página ou quanto tempo durou uma visita inteira.O futuro que chega com o GA4 já lhe vai permitir saber quanto tempo os utilizadores levaram para fazer quase tudo o que pode fazer num website.

Novos recursos de pathing

As propriedades do GA4 agora podem criar relatórios de pathing significativos e realizar análises que não eram possíveis no Google Analytics.

Atualizações do protocolo de medição

Uma nova versão do protocolo de medição para o GA4 acaba de ser lançada. O protocolo de medição pode ser usado para enviar dados de qualquer dispositivo conectado, incluindo os seus próprios servidores. Conte com novos truques que vão ajudar a evitar o spam e além disso, saiba que o envio de dados atrasados com o GA4 lhe permite agora ser feito até 48h depois.

Definições de configuração mais simples

Muitos recursos do GA4 são projetados para serem mais simples e reduzir o tempo de implementação. Com o GA4, poderá ativar totalmente o rastreamento de vários domínios diretamente na IU. Quão feliz está com esta notícia? Agora basta fazer uma lista dos domínios que deseja vincular e depois pode deixar o resto com o GA4.

Medição automática

O GA4 apresenta uma nova medição automática por meio de recursos de medição aprimorados. Anteriormente, o código de rastreamento do Google Analytics rastreava apenas as visualizações de página quando você o implementava pela primeira vez. No GA4, a medição aprimorada é habilitada por padrão, o que lhe dará rastreamento adicional para rolagens, cliques externos, pesquisa de website, engajamento de vídeo e downloads de arquivos. Tudo isto sem a necessidade de fazer nada além de implementar o código de rastreamento de base. A grande vantagem é que todos os utilizadores do GA4 terão mais do que apenas visualizações de página rastreadas por padrão.  E mais, é grátis. Que mais poderia pedir?


O Futuro do seu Negócio,
claro!

Se está a pensar começar a usar as propriedades do Google Analytics 4, sugerimos que consulte aqui o guia de atualização do Google para o Universal Analytics e o seu novo guia de utilizador.  Pode começar a preparar-se e fazer umas pequenas incursões nesta nova ferramenta, mas não abandone já o GA4. Na verdade, o Google Analytics não vai desaparecer tão cedo, ainda que poder tirar partido das novas ferramentas, assim que possível, seja bastante tentador. Desde que, claro, com algumas precauções. É importante que saber que a atualização para o GA4 transporta apenas dados de utilizadores do Firebase para aplicações móveis.

Para os utilizadores atuais do GA, não há capacidade neste momento de transportar os seus dados atuais para o GA4. Isso significa que o upgrade está, na verdade, no implementar das tags / código de rastreamento lado a lado com as propriedades do GA. Se iniciar agora o acompanhamento da ferramenta ativa e da nova em paralelo, terá muito tempo para se habituar aos novos recursos e também conhecer as limitações do GA4. A primeira etapa para fazer isto é configurar o “Dual Tracking”, que se traduz em ter o Universal e o Google Analytics 4 em execução ao mesmo tempo.

Esta plataforma ainda é muito recente, o que significa que, se continuar a acompanhar a tripulação deste navio nas águas do Google Analytics 4, terá pela frente mais novidades, dicas e tutoriais de utilização para surfar esta onda.

Experimente e conte-nos tudo sobre o que achou do Google Analytics 4.

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André Lamarão | Todos os direitos reservados, 2021
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