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4 dicas para otimizar as conversões no website

Otimizar as conversões no Website: por onde começar?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Isto porque, é vital a criação de estratégias focadas na otimização de conversões no site, com o fim de obter melhores resultados.

Hoje em dia, existem muitas estratégias de marketing focadas em trazer mais tráfego para o seu site. Contudo, é necessário que pense no que quer que as visitas façam uma vez que lá estejam. Está apenas a transmitir conhecimento? Está a vender um produto ou serviço? Qual o seu objetivo final?

O que é CRO?

Conversion Rate Optimization” (CRO), ou “Otimização da Taxa de Conversão” em português, é um processo contínuo que se baseia no aumento da percentagem de visitas no site que concluem uma determinada ação. Esta ação poderá ser, por exemplo, a compra de um produto, a subscrição a um serviço, ou a criação de uma conta. Estas ações podem ser incentivadas através da criação ou alteração de certos aspetos da webpage. Desta forma é possível aumentar as receitas sem necessariamente aumentar o número médio de visitantes.

Vantagens do CRO

O CRO corresponde ao processo de otimização das conversões, ou seja, ajuda a aumentar a percentagem de vendas e a diminuir as perdas de oportunidades de valor.

As quatro principais vantagens do CRO são:

  • Economizar tempo e dinheiro: quanto mais alta for a taxa de conversão menor será o tempo necessário para atingir os seus objetivos, e menos dinheiro terá de investir por cliente.
  • Melhores resultados com o mesmo volume de trabalho: ao aumentar a taxa de conversão do seu atual número médio de visitas ao website, consegue obter mais receitas sem aumentar a sua carga de trabalho. Isto porque o CRO permite fazer o máximo com os recursos que já tem.
  • Cross-selling: é possível aumentar o valor médio gasto por cliente com um melhoramento da sua página de checkout, ou recomendando algo útil para o seu cliente.
  • Experiência do utilizador (UX): quanto mais os utilizadores sentem que um site corresponde às suas expectativas e necessidades, maior a probabilidade de continuarem a fazer uso do mesmo.

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Quando é que o CRO é ideal para o seu negócio

Uma vez que o seu mecanismo de vendas e marketing atraia constantemente e progressivamente mais volume de visitantes para o seu site, é o momento ideal para pensar em converter estes visitantes em leads.

Como calcular o CRO?

Simplificando, pode calcular a taxa de conversão do seu site, artigo, clicks de um anúncio, ou ainda, da sua landing page, dividindo o número de conversões gerados pelo número de visitas.

Etapas para a construção de uma estratégia de CRO:

Ao criar uma estratégia de CRO existem vários caminhos que poderá escolher. As etapas que vamos abordar nos pontos abaixo não são, de todo, as únicas opções, contudo, podem simplificar a forma como vemos o CRO.

  1. Reunir e analisar os dados

O marketing envolve sempre uma parte inicial de análise, e no caso do CRO não é diferente. Aqui deverá reunir informações sobre o atual tráfego e conversão do seu site, e também o comportamento do seu target: quais são as suas necessidades, desejos e objetivos. Analise o que está a bloquear o processo de conversão, o que poderá fazer os seus clientes abandonar o carrinho de compras, falhas no processo de checkout, carregamento de páginas, versatilidade do seu site, entre outras situações.

  1. Descobrir soluções

Após toda a análise e reflexão, é necessário pensar em formas de superar estas dificuldades ou bloqueios que afetam a conversão. É importante reforçar que a estratégia de CRO não remete apenas à otimização do seu site ou landing page, poderá necessitar de trabalhar em várias vertentes como: redes sociais, SEO, e-mail marketing, por exemplo.

  1. Testar as soluções

Nenhuma mudança deve ser implementada no seu site sem primeiro ser testada.

Um modelo muito utilizado para testar estas mudanças é o chamado teste A/B. Este consiste em dividir igualmente o seu tráfego de uma página por duas versões diferentes da mesma, a versão A: a original, e a versão B: a que pretende testar. Este teste tem como fim verificar a versão que tem mais sucesso, para que esta possa ser implementada.

  1. Medir os resultados

É necessário depois mensurar e acompanhar os resultados. Além de analisar os testes falados no último ponto, também é necessário analisar constantemente a performance das mudanças efetuadas.

Concluindo é possível perceber que o facto de ter uma estratégia de otimização da taxa de conversão traz diversas vantagens para o seu negócio. E, no início poderá parecer um pouco complicada, mas, como tudo no marketing, é necessário começar, e testar, até chegar ao objetivo pretendido.

Agora é tempo de meter as mãos na massa e testar e a cada etapa devemos mensurar e para decidir e agir com base em informação.

André Lamarão | Todos os direitos reservados, 2021
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