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Tendências de marketing digital: Uma análise para 2020

Tendências de marketing digital, esta é a época do ano em que são lançadas várias tendências para o novo ano que se aproxima. E existe algo em comum em todas elas, que normalmente não se fala tanto, mas que é o mais importante quando falamos em marketing digital. É isso mesmo, dados , aquele nome nada “sexy”, mas extremamente importante para decisões estratégicas assertivas e focadas…

Até pode não analisar, mas se o fizer e obtiver melhores resultados, bem melhor, não acha?

O desenvolvimento acelerado da tecnologia introduziu mudanças reais no mundo dos negócios, sendo uma delas a análise de dados – sendo atualmente considerada indispensável em todos os negócios, seja em startups ou em empresas já estabelecidas.

Contudo, simplesmente reconhecer o poder da análise de dados não é suficiente. É necessário mensurar, analisar e utilizar os insights obtidos pelos dados nas tomadas de decisão. Quem gere negócios não pode ignorar o modo como a análise de dados continua a evoluir sob pena de ficar para trás. Manter-se atualizado sobre os mais recentes desenvolvimentos em análise de dados é essencial se pretende obter sucesso nos próximos anos.

O que esperar da análise de dados em 2020?  Eis uma análise às tendências de Marketing Digital.

O Analytics em tempo real

Atualmente uma proporção dos dados recolhidos que podemos processar e analisar é o que podemos considerar dados em tempo real. Por exemplo, um cliente faz um comentário nas redes sociais sobre a sua marca e, com um software como o Mention que faz monitorização de menções a marca e é imediatamente alertado sobre esse facto, tornando-se imediatamente parte da sua análise.

No entanto, o 5G permite uma integração em tempo real de uma ampla gama de ações e impressões. Num futuro muito próximo, se um cliente fizer uma compra, será possível que automaticamente deixe de receber qualquer publicidade relacionada com o produto que acabou de comprar.

Assim, é possível fazer uma segmentação mais assertiva, uma melhor experiência na jornada de compra do cliente, além de melhorar a eficiência e eficácia da marca na forma como comunica, o que comunica e para quem comunica.

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Automação da análise de dados

Prevê-se que, até 2020, mais de 40% das tarefas baseadas em dados sejam automatizadas, o que gera maior produtividade e um uso mais extensivo dos dados e análises dos analistas de dados.

Que implicações poderá ter isto nas empresas?
Primeiro, as empresas, especialmente aquelas que desenvolvem plataformas de software de análise de dados, podem focar-se na simplificação dos seus produtos, permitindo assim uma maior facilidade no seu uso.

Ao focar na simplificação, os fornecedores de plataformas de software de análise e dados podem ajudar os Citizen Data Scientist (Cientistas de Dados Cidadãos) a realizar análises sofisticadas e criar modelos que utilizam análises preditivas ou prescritivas.

Mas o que faz um Citizen Data Scientist?
Um Citizen Data Scientist analisa dados, cria dados e modelos de negócios para as empresas com a ajuda de ferramentas e tecnologias de Big Data.

Segundo, a automação permitirá aumentar o ritmo a que as empresas trabalham em direção à análise avançada, obtendo assim acesso a mais fontes de dados, bem como a uma ampla gama de recursos de análise.

Dados como um Serviço

Este serviço é descrito como um facilitador de acessibilidade a dados críticos para as empresas de maneira oportuna, protegida e acessível através da cloud. No ano de 2020, espera- se que até 90% das grandes organizações consigam gerar algum tipo de receita com o DaaS (Data as a Service – Dados como um Serviço).

Os fatores que impulsionam este crescimento impressionante, são a crescente implementação de análises de Big Data em diferentes setores da indústria e serviços baseados na cloud, bem como uma crescente procura por análises de dados em tempo real.

Internet das Coisas em conjunto com a Análise de dados

É estimado que até 2020, existirão cerca de 30,73 milhões de dispositivos conectados à IoT (Internet das Coisas). O crescimento da IoT está a causar um grande impacto em várias áreas, sendo uma dessas áreas a análise de dados. Com mais sensores IoT a serem conectados a dispositivos eletrónicos, é gerada uma quantidade cada vez maior de dados.

Mas esses dados apenas agregam valor às empresas se forem analisados e para apontar a possíveis soluções. Espera-se que os negócios trabalhem para desenvolver mais soluções de análise para dispositivos de IoT, para fornecer não só, dados relevantes como também transparência no processo.

A combinação da IoT com a análise de dados irá impactar positivamente as empresas.

O desenvolvimento de cidades inteligentes 

Agumas tendências de marketing digital estão interligadas com outras, com é o caso desta que se encontra intimamente ligada à anterior, a IoT tem vindo a criar novas oportunidades para a análise de dados. Com o desenvolvimento das Smart Cities (Cidades Inteligentes), surge a necessidade de recolha, de processamento e disseminação dos dados.

Intimamente ligados ao desenvolvimento de tecnologias pessoais, os dados das cidades inteligentes irão auxiliar nos cuidados médicos, de enfermagem e de saúde de forma proativa. Estima-se que 30% das cidades inteligentes terão introduzido robótica e máquinas inteligentes nas instalações médicas até 2020.

Tecnologias de Assistência Pessoal

A área da tecnologia pessoal está a mudar mais rápido do que nunca. Quando 2020 chegar, prevê-se que cerca de 5% das pessoas com mais de 65 anos tenham o seu próprio Robot de saúde pessoal. Sendo este um segmento de mercado tão lucrativo, a sua rápida expansão é inevitável.

Assim, podemos concluir que a análise de dados se encontra intimamente ligada a várias das tendências para o próximo ano. Quando nos tempos que correm agir e executar é tão crítico, sob pena de não lançarmos o produto X, ou oferecermos o serviço Y e vermos um concorrente nosso a fazê-lo, perdendo assim a nossa oportunidade. A análise dos dados proporciona efetuar testes, mensurar, perceber se funciona ou não e então implementar ou abandonar a ideia e seguir em frente.

Que tendências de marketing digital irá aplicar?  Qual destas tendências de marketing digital poderia acrescentar valor à sua empresa?

Analise as vantagens de cada uma destas tendências de marketing digital e se fizer sentido implemente!

Boas análises.

André Lamarão | Todos os direitos reservados, 2021
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