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2021: As tendências no futuro do marketing digital

Tendências no futuro do Marketing Digital

Eu não tenho uma bola de cristal (mas que dava jeito, isso dava), mas a verdade é que as experiências de 2020 e a investigação recente mostram já claras tendências para o futuro do marketing digital no próximo ano. E a boa notícia é que muitos especialistas estão otimistas com as estratégias que permitiram a superação do que foi este ano.

tendencias no futuro do marketing digital

Saiba o que esperar de 2021

O ano 2020 aproxima-se do fim e, se pararmos para fazer um balanço, nunca antes tanto foi preciso adaptar, improvisar e reinventar para a sobrevivência dos negócios - em Portugal e no Mundo.

Este é um ano diferente de todos os outros, para as nossas vidas e para o universo do marketing digital, que contou coma uma forte transformação nas tendências e comportamentos do consumidor.

Mas o ser humano tem uma enorme capacidade criativa, de reinventar-se e de adaptar-se às adversidades. Este é o momento de os profissionais de marketing examinarem de perto os seus objetivos, as suas métricas de desempenho e KPIs da atividade. Para prosperar em 2021 e deixar as adversidades de 2020 para trás, os profissionais de marketing devem ser ágeis e adaptar novas estratégias com rapidez e precisão.

Este é o mote: posicionar-se, com resiliência, para arrancar 2021 em grande.

Existem, para já, duas grandes tendências que se destacam: a necessidade de humanizar a marca e comunicar de forma personalizada com o seu público e, por outro lado, colocar ao seu serviço nos bastidores uma otimização mais técnica, nomeadamente ao nível do SEO e estruturação das suas campanhas de publicidade.

Acredita-se que o marketing do futuro é inclusivo, visual, interativo, sustentável, positivo e com base no progresso - na relação com o cliente e nas ferramentas que utiliza.

O que esperar e o que fazer em 2021

As empresas devem estar preparadas para dedicar mais recursos ao marketing de redes sociais em 2021. A pandemia aumentou drasticamente a quantidade de tempo que as pessoas passam online, o que inclui a forma como pesquisam por produtos e serviços, marcas e organizações; Esta alteração no comportamento do consumidor cria novas oportunidades para todos os profissionais de marketing aumentarem o seu alcance com novos públicos e “resgatarem” antigos clientes.

- O conteúdo importa. Para estar presente online e com qualidade, tem de ter um plano de conteúdo e comunicação, fazer posts regulares, monitorizar e direcionar as respostas dos clientes e atrair novas oportunidades;

- Uma tendência que não é nova, mas continuará a ser bastante popular é a de segmentação de clientes. A ideia é simples: em vez de um pequeno número de grandes campanhas de marketing direcionadas ao público em geral, é melhor ter um grande número de pequenas campanhas de marketing direcionadas a públicos específicos que induzam maior probabilidade de sucesso nas suas interações;

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- Se possui uma pequena empresa, o mais importante a fazer em primeiro lugar é garantir que suas as informações nos directórios locais se encontrem verificadas e atualizadas em várias plataformas de busca. Porquê? Para empresas B2C, que atraem clientes principalmente ao nível local, a listagem do Google Meu Negócio fornece informações essenciais sobre o seu horário de funcionamento (muitas das quais estão em constante fluxo devido ao COVID-19), serviços, e localização geográfica. Imagine que quer ir jantar a um restaurante mas quando escreve o seu nome no Google aparece que ele está fechado. Vai acabar por escolher outra alternativa, certo?

- A disponibilidade de produtos e serviços é um dos principais motivos pelos quais os clientes estão a alterar as suas escolhas de consumos habituais. No marketing, podemos enfrentar este desafio de diferentes maneiras. Recorrendo à criatividade, lembremo-nos de que com mais pessoas a trabalhar em casa e muitas crianças em aulas online, ajustar os níveis de stock, horas de serviço e a comunicação adequada dessas mesmas alterações é fundamental;

- Os PPC Managers que fazem publicidade no Google Ads ajustam constantemente campanhas, palavras-chave e configurações para obter o máximo do seu investimento em publicidade. A questão é que todos os ajustes têm um custo: mais horas e maiores taxas de gestão. Se optar pela automatização do Google, ele considerará os movimentos anteriores para ajustar a sua ação em tempo real, libertando assim o PPC Manager para poder analisar de forma mais eficaz os dados e fazer otimizações mais "certeiras". E sabemos que apesar desta automatização não ser uma novidade, a verdade é que tem vindo a sofrer melhorias contínuas, especialmente ao longo do ultimo ano, por isso porque não testar?

- Certamente sabe que pode pesquisar imagens e vídeos ao digitar palavras-chave, mas sabia que também pode enviar imagens existentes para uma pesquisa ou mesmo tirar fotos originais e pesquisar o contexto? À medida que mais usuários descobrem as novas técnicas de pesquisa visual, altera-se também o panorama geral do SEO em geral;

- A maioria das plataformas de anúncios pagos oferece alguma forma de automatismo e muitos PPC Managers estão a aproveitar para tornar os seus trabalhos mais simples e precisos, com campanhas mais eficientes;

- Quanto às redes sociais, parece que o TikTok chegou para ficar. Se o sucesso desta APP continuar a crescer de acordo com a previsão das estatísticas atuais, os profissionais de marketing começarão em 2021 a pensar também de que forma podem aproveitar esta plataforma;

- Pesquisa por voz: atualmente ainda não faz parte do algoritmo do Google, no entanto, ainda define os resultados da pesquisa atual. As consultas de pesquisa por voz geralmente produzem resultados diferentes do que se o utilizador tivesse escrito. Para o SEO, é uma boa ideia para as empresas estarem alerta para os componentes de pesquisa por voz e assim dar resposta aos seus consumidores que estão a mudar para esta opção;

- Como é preciso menos dinheiro para manter os seus atuais clientes do que para angariar novos, recomenda-se sempre um esforço maior nas fases posteriores da jornada de compra. Clientes satisfeitos tendem a contar os seus amigos e fornecer referências que ajudam a aumentar a o número de vendas e estão também mais propensos a dar feedback direto e honesto sobre questões que podem servir para fortalecer o seu negócio;

- Adicionar elementos interativos nas redes socais é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazer com que se envolvam com a sua marca – permitindo-lhe também aprender mais sobre eles. As informações que recolhe sobre os seus clientes podem ser de grande contributo para ajustar a sua estratégia e comunicação.

É certo que as tendências de marketing digital de que vos falei não representam uma lista completa e absoluta, no entanto não deixa de ser um bom ponto de partida para começar a planear a sua estratégia para 2021.

Qual é para si a tendência que se apresenta como mais preponderante para 2021?

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André Lamarão | Todos os direitos reservados, 2021
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