Junho 12, 2020

Como instalar o Google Analytics com o Google Tag Manager

®  Como instalar o Google Analytics: O Guia prático

Este é um guia prático desenvolvido com o objetivo de lhe poder mostrar que pode criar uma conta de Google Analytics pela primeira vez de uma forma fácil e intuitiva!

A configuração do Google Analytics com o Google Tag Manager é a forma mais fácil de conseguir monitorizar o seu website sem utilizar uma única linha de código.

Desfrute deste guia prático!

O que vai ser abordado neste guia:

1. Instalar o Google Analytics: Por onde começar

Para instalar o Google Analytics precisa de criar uma conta de Gmail. Se apenas têm uma conta de Gmail pessoal, é recomendável que seja criado um e-mail profissional ou empresarial para o efeito.

2. Aceda à página do Google Analytics

Aceda à página do Google Analytics e coloque os seus dados de acesso da sua conta Gmail.

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3. Fazer o login

Depois de fazer o login será direcionado para uma página de boas-vindas do Google Analytics. Clique no botão “Configurar gratuitamente” para continuar.

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4. Definir os detalhes da conta

De seguida será direcionado para a página de criação de conta, onde deverá preencher os “Detalhes da conta” e confirmar as “Definições de partilha de dados da conta”.

  • Detalhes da conta

Escolha um nome que identifique a conta facilmente. Pode ser o nome da sua empresa/negócio ou, se for um website pessoal, o seu primeiro e último nome.

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  • Definições de partilha de dados da conta

Por predefinição, as definições de partilha de dados já se encontram selecionadas. O consentimento da partilha é importante para que o Google e os seus especialistas possam analisar os dados do seu website. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

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Nota importante:
A partir de uma única conta Gmail poderá criar várias contas de Google Analytics para obter dados e relatórios separados de diversos websites. Pode ainda dar diferentes acessos à sua equipa de Marketing ou agência externa (Editar, Colaborar, Ler e analisar, Gerir utilizadores) seguindo os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Conta > Gestão de utilizadores da conta > Adicionar utilizadores ou grupos de utilizadores.

5. Escolher a plataforma a medir

O próximo passo será decidir o que pretende medir, onde pode escolher uma de três opções possíveis: Medir o website; Medir aplicações para iOS e Android ou Ambos. A primeira opção é aquela que, por predefinição, já se encontra selecionada. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

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6. Os detalhes de propriedade

De seguida deverá preencher os “Detalhes de propriedade”:

  • Nome do Website

Escolha um nome que identifique o seu website ou o da sua empresa. Caso tenha mais do que um website, é importante utilizar um nome identificativo para não confundir os diferentes websites.

  • URL do Website

Escolha o protocolo que o seu website tem: http ou https. É recomendável que o seu site tenha o protocolo de segurança SSL para que possa ser confiável para os visitantes do site e para o motor de busca do Google. Depois coloque o URL do seu website. Neste exemplo, utilizei o URL: www.andrelamarao.pt

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  • Categoria do setor

Escolha uma opção mais adequada para a “Categoria do setor”. Não é obrigatório escolher uma opção, mas se o fizer poderá receber posteriormente insights mais adequados para o seu negócio.

  • Fuso horário

Escolha o país e o fuso horário do seu país de origem. Em alternativa, poderá colocar o país e fuso horário do seu principal target. No entanto, esta configuração não é obrigatória. De seguida, clique no botão “Criar”.

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  • Contrato de Termos de Utilização do Google Analytics

Depois irá surgir um pop-up para aceitar os Termos de Utilização do Google Analytics e os Termos de Proteção de Dados entre Controladores de Medição da Google. Leia os termos e depois clique em “Aceito”.

7. Aceitar os termos

Depois dos termos aceites, irá ser direcionado para uma página onde terá acesso aos códigos de instalação. Guarde o “ID de Controlo”, pois irá precisar dele para a próxima etapa.

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A primeira etapa já está completa!

A próxima etapa é instalar o código de tracking (rastreamento) do Google Analytics no seu website.

Existem três formas principais de o fazer:

  1. Instalar manualmente o código no website;
  2. Instalar um plugin do Google Analytics compatível com o seu CMS (WordPress, Joomla, Magento, etc.);
  3. Através do Google Tag Manager (GTM).

Como o objetivo do guia é simplificar ao máximo, vamos escolher a terceira opção. Acompanhe de seguida o passo-a-passo.

®  Configurar o Google Analytics com o Google Tag Manager

1. O Google Tag Manager

Aceda à página do Google Tag Manager e inicie a sessão com a sua conta de Gmail. Vai ser direcionado para a página inicial do Google Tag Manager. Clique em “Criar conta” no canto superior direito para continuar.

como-instalar-o-google-analytics-com-google-tag-manager2. Configurar a conta

De seguida será redirecionado para a página de criação de conta onde deve preencher algumas informações básicas:

  • Configuração da conta

Preencha o nome da conta (pode ser o mesmo que utilizou anteriormente para a criação de conta no Google Analytics) e selecione o seu país de origem. Existem várias formas de organizar o seu Google Tag Manager, no entanto é recomendável que crie uma conta para cada website.

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  • Configuração do contentor

Um contentor é o sítio onde ficam armazenadas todas as tags, triggers e variáveis. É através do contentor que o GTM irá ler todas as tags do seu website, aplicação (iOS ou Android) ou AMP. Escolha um nome para o contentor (por exemplo, Website) e selecione a plataforma de segmentação mais adequada. Depois, clique em “Criar”.

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  • Contrato de Termos de Utilização do Gestor de Etiquetas do Google

Leia e aceite os Termos de Utilização do GTM e depois clique em “Sim”.

3. O código de instalação em Html (não se assuste não vamos precisar dele 😊)

De seguida, surgirá um pop-up com códigos HTML. Como vamos seguir outra via mais simples, pode ignorar este pop-up e seguir o passo seguinte.

como-instalar-o-google-analytics-com-google-tag-manager4. A Interface do Google Tag Manager

Para adicionar etiquetas (tags) ao contentor, no espaço de trabalho clique no quadro “Nova etiqueta”.

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5. Configurar as etiquetas

Clique no campo “Configurações da etiqueta” e adicione a etiqueta “Google Analytics: Universal Analytics”. De seguida, nas “Definições do Google Analytics” clique em “Nova variável…”.

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6. Configurar as variáveis

Para configurar a variável, coloque o ID de Controlo que é fornecido pelo Google Analytics. Se não o encontrar, siga os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Propriedade > Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento > Copie o ID de Controlo. Depois de colar o ID, clique no botão “Guardar” e depois em “Guardar” novamente.

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7. Configurar os acionadores

Voltando à página da configuração da etiqueta, clique no campo “Acionadores” e escolha a opção “All pages”.

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8. Definir o nome da etiqueta criada

Depois clique no botão “Guardar”, mude o nome da etiqueta para “Google Analytics – Visualização de página” e clique novamente em “Guardar”.

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9. Terminar a configuração

Para terminar a configuração é muito importante clicar no botão “Enviar” no ambiente de trabalho, e depois no botão “Publicar” para publicar as novas alterações.

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Foi fácil chegar até aqui?? Espero que sim 😊
Agora só falta mais um pequeno passo, que é efetivamente permitir que o Google Tag Manager (GTM) acesse o seu website e possa monitorizar os dados. O passo seguinte é adequado caso tenha um website desenvolvido em WordPress.

10. Instalar o plugin Google Tag Manager no nosso site em WordPress

Na barra de trabalho, copie o código da sua conta de Google Tag Manager, que deve ter o seguinte aspeto “GTM-T2Z74R6”. Instale o plugin “DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress” através do Menu WordPress > Plugins > Adicionar novo. Depois de instalado, clique em “Ativar”.

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11. Colocar o código do Google Tag Manager

No Menu do WordPress, clique em “Configurações” e depois “Google Tag Manager”. Cole o código do GTM na caixa de texto “Google Tag Manager ID” e deixe o “Container code placement” predefinido em “Custom”. De seguida, clique em “Guardar alterações”.

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E já está tudo configurado! 😊Agora só falta verificar se está tudo a funcionar corretamente!

Verificar se o Google Tag Manager está a funcionar corretamente

1. A extensão do Google Chrome – Tag Assistant

Instale a extensão para o Google Chrome “Tag Assistant (by Google)” para verificar se está tudo a funcionar corretamente. Aceda ao link anterior e clique no botão “Instalar” e depois em “Adicionar extensão”. Carregue no separador criado com o símbolo  e clique em “Done”.

2. Como saber se está a funcionar?

Vá para a homepage do seu website e carregue novamente no símbolo . Carregue no botão “Enable”. Depois, atualize a homepage do seu website para que o Tag Manager comece a analisar. O símbolo de Google Tag Manager deverá aparecer nos resultados a verde para indicar que tudo está a funcionar corretamente.

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Espero que tenha gostado deste Guia Prático e que lhe seja muito útil!

Terei todo o gosto em saber a sua opinião e sugestões, assim como esclarecer alguma dúvida que surgir!

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Este eBook foi criado para satisfazer as curiosidades e necessidades profissionais de utilizadores iniciantes, para facilitar a sua navegação pelo mundo do Google Analytics.
Política de Privacidade e Cookies
a – Introdução

A andrelamarao.pt, no âmbito sua atividade comercial, necessita de recolher alguns dados pessoais dos seus clientes, no entanto, respeita o direito à privacidade e não recolhe qualquer informação pessoal sem o prévio consentimento dos seus clientes. A interação dos nossos clientes através do nosso site também requer a recolha de informações pessoais do utilizador, para melhorar a performance da navegação no nosso site. Essa recolha de dados do seu computador é feita por intermédio de pequenos ficheiros vulgarmente conhecidos como cookies.

A Política de Privacidade & Cookies da andrelamarao.pt serve para uma clara compreensão de como recolhemos, usamos, partilhamos e protegemos os dados pessoais dos nossos clientes quando usam os nossos serviços ou visitam o nosso site. A andrelamarao.pt não comercializa dados pessoais de clientes ou utilizadores.

b – Responsabilidade de recolha e tratamento de dados:

Os seus dados serão recolhidos e tratados pela andrelamarao.pt, pessoa colectada em nome individual André Lamarão número 239 656 920, com sede na Rua Dr Ângelo das Neves nº 25 – 3º hab 1, 4250-039 Porto.

É esta a sociedade responsável pelo tratamento de dados pessoais na aceção do Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 (de ora em diante RGPD). Para as questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá contactar a andrelamarao.pt, através dos seguintes meios:

Telefone: 910 024 001 , com horário de atendimento: de 2ª feira a 6ª feira das 09h às 18h30;
Carta registada: Rua Dr Ângelo das Neves nº 25 – 3º hab 1, 4250-039 Porto;
Email: [email protected]
c – Processamento e alteração:

Ao disponibilizar os seus dados pessoais à andrelamarao.pt, o cliente reconhece e consente que os mesmos sejam processados de acordo com a presente Política de Privacidade e com as regras e princípios constantes dos respetivos termos e condições dos serviços utilizados. Nesta medida, e no que se refere ao processamento dos dados pessoais, o cliente deve ler a presente Política de Privacidade e Cookies conjuntamente com os Termos e Condições Gerais de Utilização. Informamos que, sempre que se manifeste como necessário, alteraremos a presente Política de Privacidade e Cookies sem necessidade de qualquer autorização prévia.

d – O que são os dados pessoais?

Trata-se de qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, relativa a uma pessoa singular, direta ou indiretamente, identificada ou identificável (titular dos dados).

e – Que dados pessoais são recolhidos e tratados?

Os dados pessoais recolhidos pela andrelamarao.pt, limitam-se aos estritamente necessários à finalidade do tratamento, nomeadamente, o nome, a morada, número de contribuinte, número de telefone ou correio eletrónico, mas poderão ser recolhidos outros dados necessários ao fornecimento de produtos ou serviços.

i – Quando e com que finalidade recolhemos os dados pessoais?

Os dados pessoais que recolhemos dos nossos clientes são solicitados aquando do envio de formulário de contacto no nosso website https://andrelamarao.pt, ou aquando da subscrição da Newsletter da andrelamarao.pt.

Alguns dos dados pessoais são de fornecimento obrigatório. A andrelamarao.pt informará dessa obrigatoriedade. A disponibilização de dados incorretos ou inexatos é da exclusiva responsabilidade do cliente titular dos mesmos.

A recolha e o tratamento de dados pessoais pela andrelamarao.pt têm as seguintes finalidades (i) Gestão de clientes, (ii) Marketing ou Telemarketing, (iii) Definição de perfis:

(i.) Gestão de Clientes: uma vez que a andrelamarao.pt faz prestação de serviços, o tratamento dos seus dados é necessário para o cumprimento do contrato de prestação de serviços a celebrar ou ainda para a realização de diligências pré-contratuais a pedido do cliente, como sejam orçamentos. Os dados pessoais recolhidos para esta finalidade serão conservados durante 2 anos de inatividade.

(ii.) Marketing ou Telemarketing: A andrelamarao.pt poderá tratar os dados pessoais recolhidos para enviar ao respetivo titular informações sobre produtos e serviços por si comercializados. Este tratamento de dados pessoais será realizado unicamente com o consentimento expresso do titular, prestado nomeadamente no momento do envio do formulário de contacto no site, ou ao subscrever a nossa newsletter. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail, correio, telefone e/ou SMS. Poderemos partilhar os dados pessoais recolhidos com terceiros que gerem redes sociais, como por exemplo o Facebook, para efeitos de realização de campanhas de marketing através das redes sociais.O consentimento para o tratamento de dados pessoais para efeitos de marketing direto pode ser revogado a qualquer altura pelo seu titular.Os dados pessoais recolhidos para esta finalidade serão conservados durante 2 anos de inatividade.

(iii). Definição de perfis: a andrelamarao.pt realiza a definição de perfis com base na informação relacionada com as compras efetuadas, registando os produtos adquiridos, assim como os valores pagos. A informação recolhida é analisada para identificar o seu perfil de consumo, permitindo à andrelamarao.pt melhorar a sua oferta, planear a sua comunicação, enviando informação personalizada e adequada ao perfil de cada cliente. Os dados pessoais recolhidos também serão tratados para responder às questões, sugestões ou reclamações apresentadas pelo respetivo titular à andrelamarao.pt.

j – Partilha ou transferência de dados pessoais:

Os dados pessoais recolhidos pela andrelamarao.pt poderão ser alojados, partilhados e comunicados a outras empresas. Para Alojamento e serviço de hosting, na PTisp, para processamento de orçamentos (morada, nome) através de email; através de transferência Bancária, no Banco Bankinter (Nib, nome, transação).

Nas situações em que os dados pessoais sejam transferidos ou alojados noutras empresas, serão integralmente garantidos os níveis de confidencialidade, segurança e proteção. A andrelamarao.pt poderá recorrer a subcontratantes para a totalidade ou parte das finalidades acima identificadas, bem como para a manutenção, alojamento e gestão dos seus sistemas e equipamentos informáticos, nos termos permitidos pela legislação que regula o tratamento de dados pessoais, ficando estas entidades obrigadas a guardar sigilo e a garantir a segurança relativamente aos dados pessoais a que, para o efeito, tenham acesso, não devendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, ou em benefício próprio, nem relacioná-los com outros dados que possuam. Os dados pessoais poderão, ainda, ser disponibilizados aos tribunais e às demais autoridades competentes, no estrito cumprimento do disposto na lei. Os dados pessoais recolhidos pela andrelamarao.pt serão tratados dentro do espaço da União Europeia.

k – Período de conservação dos dados pessoais:

A andrelamarao.pt, conserva os dados pessoais durante os prazos de conservação supra identificados e apenas durante o período de tempo necessário, ou para o cumprimento de obrigações a que esteja legalmente sujeita. Em qualquer caso, terminada a relação com os titulares de dados pessoais, estes deixaram de ser tratados para efeitos comerciais.

l – Segurança e confidencialidade dos dados pessoais:

A andrelamarao.pt empenha-se na implementação de todas as precauções necessárias para preservar a confidencialidade e segurança dos dados pessoais recolhidos e tratados, impedindo que estes sejam distorcidos, danificados, destruídos, ou que terceiros não autorizados tenham acesso aos mesmos. Foram desenvolvidas medidas de segurança técnicas e organizacionais de ponta, especialmente no que diz respeito a sistemas de informação. No entanto, não controlamos todos os riscos relacionados com a utilização da Internet alertando desde já para a existência de possíveis riscos associados ao seu uso e funcionamento, e consequentemente, à partilha de dados pessoais por esta via.

m – Direitos do titular dos dados pessoais:

De acordo com a legislação em vigor, o titular dos dados pessoais tem direito de acesso e retificação dos seus dados, bem como o direito de solicitar a sua eliminação, opor-se ao seu tratamento e obter a sua limitação ou portabilidade na medida em que esta seja aplicável. Pode igualmente opor-se a que os seus dados sejam utilizados com o fim de criação do seu perfil de cliente, deixando neste caso, de beneficiar de ofertas ou serviços personalizados. O exercício de algum dos direitos legalmente conferidos, pelo respetivo titular, deve ser feito por meio de carta (ou mensagem de correio eletrónico) assinados pelo próprio e ser acompanhados por uma fotocópia de um documento de identidade com a assinatura do titular que exerce o seu direito. Os direitos conferidos podem ser exercidos através de contacto direto com a andrelamarao.pt por: • Carta registada: Serviço de Atendimento ao Cliente da andrelamarao.pt, Rua Dr Ângelo das Neves nº 25, 3º hab 1, 4250-039, Porto • Email: [email protected] O titular dos dados pessoais, deve ter presente que, em certos casos (como por exemplo, por imperativos legais) o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo máximo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado. O titular dos dados pessoais pode, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, através dos canais disponíveis para o efeito pela andrelamarao.pt. No entanto, a retirada de consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a andrelamarao.pt esteja sujeita.

n – Direito de apresentar uma reclamação

Para qualquer questão sobre a recolha e tratamento de dados pela andrelamarao.pt, o respetivo titular pode contactar por correio eletrónico o serviço de apoio ao cliente através do endereço [email protected] Pode igualmente apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), R. de São Bento 148, 1200-031 Lisboa, sobre a forma como a andrelamarao.pt recolhe e trata dados pessoais.

o – Utilização de Cookies

Conforme já referido, a andrelamarao.pt procede à recolha e ao tratamento dos dados pessoais necessários à disponibilização e funcionamento do seu site, garantindo, no entanto, adequados níveis de segurança e de proteção dos dados pessoais dos seus utilizadores.

Para o efeito, foram adotadas diversas medidas de segurança físicas, lógicas, técnicas e organizativas, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Não obstante as medidas de segurança adotadas pela andrelamarao.pt, o utilizador deverá guardar segredo dos códigos de acesso, não os partilhando com terceiros, devendo ainda, seguir as práticas de segurança aconselhadas, nomeadamente quanto à instalação e atualização dos necessários aplicativos de segurança, nomeadamente, os antivírus.

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AndreLamarao.pt 02 Outubro de 2019
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