Agosto 20, 2020

Como otimizar uma Landing Page

Quer aumentar a sua taxa de conversão e otimizar os seus resultados?

Porque otimizar a sua Landing page…

A criação de uma Landing Page é uma forma bastante eficiente de transmitir a sua mensagem, e os benefícios que o seu produto ou serviço podem satisfazer!

O e-commerce em Portugal tem registado um crescimento elevado nos últimos anos. No ano passado este negócio já valia cinco mil milhões de euros (dinheirovivo.pt). Consequentemente, qualquer negócio, que tenha uma vertente digital, necessita de ser detalhado na definição da sua estratégia, para que possa atrair mais conversões.

As Landing Pages podem ajudar neste processo e aumentar a sua receita, quando implementadas corretamente. Como tal, neste artigo vamos abordar os seguintes temas:

O que é uma Landing Page?

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Uma Landing Page, ou em tradução literal, uma página de destino, é uma página de um site que pretende converter visitantes em leads. Existem vários tipos de Landing Pages, contudo todas têm a mesma finalidade: obter mais leads.

Um dos grandes objetivos de uma Landing Page é fazer com que o seu público-alvo encontre com facilidade o que deseja, e sentir-se satisfeito e esclarecido uma vez que deixe o seu site.

Estas páginas contêm um formulário onde são solicitadas informações aos seus visitantes. É importante perceber que estas informações pessoais apenas são partilhadas uma vez que a oferta seja valorizada pelo indivíduo.

Vantagens do uso de uma Landing Page

Principalmente a eliminação de distrações, através da remoção de pontos de fuga, links concorrentes e opções alternativas, como por exemplo visitar outras páginas do site. Isto traduz-se numa atenção total da sua audiência, o que consequentemente permite que o visitante seja orientado para onde seja mais desejável: responder a um formulário para deixar as suas informações, ou seja converter em lead.

Quais os benefícios da otimização de Landing Pages?

Otimizar uma Landing Page é sinónimo de estar nos primeiros resultados nos motores de busca, que por sua vez significa diminuir a distância entre o seu target e a sua solução.

Todos sabemos a satisfação sentida quando encontramos o que estamos à procura num curto espaço de tempo. Como tal, existem técnicas e estratégias para entregar o seu benefício rapidamente ao seu utilizador, com o intuito de o fidelizar. Iremos conhecer algumas de seguida!

Estratégias para otimizar a sua Landing Page

  1. Call-to-action claro

O botão call-to-action (chamada à ação) é o mais importante numa página de destino. Devido ao facto de ser este que permite que o seu visitante seja convertido em lead. É fundamental que seja claro e objetivo, e que contraste com o fundo da sua página para chamar a atenção.

  1. Quanto mais simples melhor

Em poucos segundos o seu visitante vai decidir se a oferta feita no site é do seu interesse ou não. Quanto menos conteúdo lhe for oferecido na página inicial, melhor. É aconselhável que esta página tenha apenas as informações essenciais e indispensáveis do benefício que está a oferecer.

  1. Formulários simples e curtos

Quanto mais campos forem apresentados, maior tende a ser a sua taxa de abandono. Isto porque ninguém gosta de passar 20 minutos a preencher um formulário para obter um simples eBook. Além de ser aborrecido muitas pessoas não se sentem seguras em partilhar muita informação pessoal.

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Principais métricas para avaliar a sua Landing Page

Claro que nada do que aqui foi falado faz sentido sem a constante análise, para que seja possível verificar as melhorias necessárias.

Vamos agora falar das métricas mais importantes para que esteja atento durante a sua campanha de Lead Generation (geração de leads).

  1. Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

Esta taxa apresenta a percentagem de visitantes da sua Landing Page que saíram sem fazer qualquer interação com a mesma.

Esta métrica pode ter vários significados como, o visitante não era o seu target, e por isso não tem interesse na oferta, a página não está bem estruturada, tem demasiado texto, não está apelativa, entre outras.

  1. Exit Rate (Taxa de Saída)

A taxa de saída por vezes é confundida com a métrica anterior. Contudo, esta apresenta a percentagem de visitas que saíram da sua Landing Page depois de terem interagido com a mesma. Esta taxa pode ser mais elevada quando uma página de destino não é intuitiva, simples e clara.

  1. Conversion Rate (Taxa de Conversão)

Esta métrica é das mais importantes e não pode ser ignorada. Isto porque, mede o número de visitantes que executaram a ação pretendida, que pode ir desde o preenchimento do formulário completo, à compra de um eBook ou outro produto/serviço.

A taxa de conversão permite determinar o sucesso da campanha e é fundamental que seja medida idealmente, pelo menos uma vez por semana.

  1. Click Through Rate (Taxa de Cliques)

Aqui é medido o número de cliques que são feitos comparando com o número total de visualizações únicas da página.

Para que este número seja o mais bem-sucedido possível é necessário que a call-to-action tenha um tom de urgência, que o benefício para o cliente seja reforçado, e não o esforço que o mesmo tem de fazer para o obter.

Conclusões

Existem inúmeros motivos pelos quais as suas campanhas podem não ser bem-sucedidas. Como tal, o passo mais importante para que a sua Landing Page seja otimizada é a constante medição dos resultados. Se seguir os passos aqui indicados, estará mais próximo de potenciar os resultados da sua Landing Page e consequentemente da sua campanha.

Apenas não se esqueça de apresentar um benefício que o seu cliente vá valorizar!

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Política de Privacidade e Cookies
a – Introdução

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e – Que dados pessoais são recolhidos e tratados?

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Alguns dos dados pessoais são de fornecimento obrigatório. A andrelamarao.pt informará dessa obrigatoriedade. A disponibilização de dados incorretos ou inexatos é da exclusiva responsabilidade do cliente titular dos mesmos.

A recolha e o tratamento de dados pessoais pela andrelamarao.pt têm as seguintes finalidades (i) Gestão de clientes, (ii) Marketing ou Telemarketing, (iii) Definição de perfis:

(i.) Gestão de Clientes: uma vez que a andrelamarao.pt faz prestação de serviços, o tratamento dos seus dados é necessário para o cumprimento do contrato de prestação de serviços a celebrar ou ainda para a realização de diligências pré-contratuais a pedido do cliente, como sejam orçamentos. Os dados pessoais recolhidos para esta finalidade serão conservados durante 2 anos de inatividade.

(ii.) Marketing ou Telemarketing: A andrelamarao.pt poderá tratar os dados pessoais recolhidos para enviar ao respetivo titular informações sobre produtos e serviços por si comercializados. Este tratamento de dados pessoais será realizado unicamente com o consentimento expresso do titular, prestado nomeadamente no momento do envio do formulário de contacto no site, ou ao subscrever a nossa newsletter. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail, correio, telefone e/ou SMS. Poderemos partilhar os dados pessoais recolhidos com terceiros que gerem redes sociais, como por exemplo o Facebook, para efeitos de realização de campanhas de marketing através das redes sociais.O consentimento para o tratamento de dados pessoais para efeitos de marketing direto pode ser revogado a qualquer altura pelo seu titular.Os dados pessoais recolhidos para esta finalidade serão conservados durante 2 anos de inatividade.

(iii). Definição de perfis: a andrelamarao.pt realiza a definição de perfis com base na informação relacionada com as compras efetuadas, registando os produtos adquiridos, assim como os valores pagos. A informação recolhida é analisada para identificar o seu perfil de consumo, permitindo à andrelamarao.pt melhorar a sua oferta, planear a sua comunicação, enviando informação personalizada e adequada ao perfil de cada cliente. Os dados pessoais recolhidos também serão tratados para responder às questões, sugestões ou reclamações apresentadas pelo respetivo titular à andrelamarao.pt.

j – Partilha ou transferência de dados pessoais:

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Nas situações em que os dados pessoais sejam transferidos ou alojados noutras empresas, serão integralmente garantidos os níveis de confidencialidade, segurança e proteção. A andrelamarao.pt poderá recorrer a subcontratantes para a totalidade ou parte das finalidades acima identificadas, bem como para a manutenção, alojamento e gestão dos seus sistemas e equipamentos informáticos, nos termos permitidos pela legislação que regula o tratamento de dados pessoais, ficando estas entidades obrigadas a guardar sigilo e a garantir a segurança relativamente aos dados pessoais a que, para o efeito, tenham acesso, não devendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, ou em benefício próprio, nem relacioná-los com outros dados que possuam. Os dados pessoais poderão, ainda, ser disponibilizados aos tribunais e às demais autoridades competentes, no estrito cumprimento do disposto na lei. Os dados pessoais recolhidos pela andrelamarao.pt serão tratados dentro do espaço da União Europeia.

k – Período de conservação dos dados pessoais:

A andrelamarao.pt, conserva os dados pessoais durante os prazos de conservação supra identificados e apenas durante o período de tempo necessário, ou para o cumprimento de obrigações a que esteja legalmente sujeita. Em qualquer caso, terminada a relação com os titulares de dados pessoais, estes deixaram de ser tratados para efeitos comerciais.

l – Segurança e confidencialidade dos dados pessoais:

A andrelamarao.pt empenha-se na implementação de todas as precauções necessárias para preservar a confidencialidade e segurança dos dados pessoais recolhidos e tratados, impedindo que estes sejam distorcidos, danificados, destruídos, ou que terceiros não autorizados tenham acesso aos mesmos. Foram desenvolvidas medidas de segurança técnicas e organizacionais de ponta, especialmente no que diz respeito a sistemas de informação. No entanto, não controlamos todos os riscos relacionados com a utilização da Internet alertando desde já para a existência de possíveis riscos associados ao seu uso e funcionamento, e consequentemente, à partilha de dados pessoais por esta via.

m – Direitos do titular dos dados pessoais:

De acordo com a legislação em vigor, o titular dos dados pessoais tem direito de acesso e retificação dos seus dados, bem como o direito de solicitar a sua eliminação, opor-se ao seu tratamento e obter a sua limitação ou portabilidade na medida em que esta seja aplicável. Pode igualmente opor-se a que os seus dados sejam utilizados com o fim de criação do seu perfil de cliente, deixando neste caso, de beneficiar de ofertas ou serviços personalizados. O exercício de algum dos direitos legalmente conferidos, pelo respetivo titular, deve ser feito por meio de carta (ou mensagem de correio eletrónico) assinados pelo próprio e ser acompanhados por uma fotocópia de um documento de identidade com a assinatura do titular que exerce o seu direito. Os direitos conferidos podem ser exercidos através de contacto direto com a andrelamarao.pt por: • Carta registada: Serviço de Atendimento ao Cliente da andrelamarao.pt, Rua Dr Ângelo das Neves nº 25, 3º hab 1, 4250-039, Porto • Email: [email protected] O titular dos dados pessoais, deve ter presente que, em certos casos (como por exemplo, por imperativos legais) o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo máximo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado. O titular dos dados pessoais pode, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, através dos canais disponíveis para o efeito pela andrelamarao.pt. No entanto, a retirada de consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a andrelamarao.pt esteja sujeita.

n – Direito de apresentar uma reclamação

Para qualquer questão sobre a recolha e tratamento de dados pela andrelamarao.pt, o respetivo titular pode contactar por correio eletrónico o serviço de apoio ao cliente através do endereço [email protected] Pode igualmente apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), R. de São Bento 148, 1200-031 Lisboa, sobre a forma como a andrelamarao.pt recolhe e trata dados pessoais.

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AndreLamarao.pt 02 Outubro de 2019
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