Facebook Ads B2B: Um guia faça você mesmo

Novembro 10, 2020

Facebook Ads B2B: Um guia faça você mesmo

Facebook Ads B2B: Do It Yourself ou faça você mesmo

É sabido que alcançar as empresas através dos anúncios no Facebook é uma tarefa muito mais complexa e desafiante do que simplesmente anunciar para os consumidores finais.

Mas isso é motivo para deixar de fazê-lo? Não, não é. Hoje em dia, a maior parte do público em todo o mundo utiliza as redes sociais, portanto não faz sentido convencer-se de que as empresas e as pessoas a elas vinculadas não se encontrarão aí.Anunciar no Facebook e no Instagram podem ser muito lucrativo nos mercados dos anúncios business to business, basta conhecer e implementar as estratégias certas, que permitam garantir um melhor retorno para o seu investimento.

O principal motivo pelo qual os públicos semelhantes têm um desempenho tão bom para o marketing B2B é o facto de realizarem a sua pesquisa com base na informação fidedigna que lhes fornece e, quando é difícil identificar o seu público-alvo no Facebook, tem sempre a opção de dizer a esta ferramenta para ir encontrar mais pessoas com essas mesmas características.

No entanto, a parte mais complicada de configurar uma campanha B2B no Facebook é encontrar o público certo para aplicar: e sim, é por isso que lhe trazemos este artigo.

Facebook Ads B2B – Do It Yourself, Faça você mesmo

Preparado para acompanhar os passos para configurar uma campanha B2B em anúncios do Facebook?

Públicos Semelhantes

Esta é sempre a melhor opção em termos de precisão e impacto nos seus resultados. É claro que se a sua marca for nova e ainda não tiver clientes terá de excluir esta possibilidade. Precisará, pelo menos, de 100 clientes anteriores, com todas as informações básicas de contato. Pode ser apenas um email mas se tiver telefone, morada etc. ainda melhor.

 

Atenção! Se não pode utilizar esta estratégia, não se preocupe! Mais à frente partilharemos uma alternativa.

Passo1: Escolha a seção de público do gestor de anúncios do Facebook, conforme imagem.


Passo 2: Faça upload da sua lista de clientes para criar um público personalizado

Passo 3: Crie um público semelhante com o seu público personalizado

Para fazer o upload da sua lista de clientes, clique em “criar público” e selecione público personalizado conforme a imagem.

Se tiver os seus dados de clientes numa lista de clientes, clique na “lista de clientes”.

 


O próximo passo, no separador que se segue, é o de informar se a sua lista inclui um valor para o cliente, isto é, quanto um cliente vale para si durante um determinado período de tempo. Ao fornecer esta informação ao Facebook, esta ferramenta irá tentar encontrar os clientes com o maior valor possível, de acordo com a informação que lhe transmitiu. Para avançar, selecione “sim” ou “não” e clique em “seguinte”.

Nesta fase, poderá copiar e colar os seus dados ou carregar um arquivo CSV, conforme lhe for mais conveniente. Neste caso, vamos ilustrar com a opção fazer upload do ficheiro Csv.

Depois de fazer este upload, basta dar um nome à sua audiência e clique em “seguinte”. Até aqui, simples! Certo? A próxima etapa é a de combinar os dados da sua lista de clientes com os identificadores. Basicamente, queremos informar o Facebook sobre qual coluna da sua lista corresponde a que campo do Facebook. Depois de fazermos este matching teremos o planeamento completo. Aqui basta efetuar o upload e seguir, carregando em “seguinte”.


A forma como o Facebook cria públicos personalizados é utilizando a informação que lhes fornece sobre as pessoas, para combiná-los com as pessoas que usam o Facebook. Desta forma, quanto mais dados fornecer ao Facebook, mais perto se encontrará do seu público de sonho. Lembre-se que é impossível que o Facebook consiga encontrar correspondência para todas as pessoas na sua lista (normalmente a média rondará entre os 40 a 50% e quando falamos de um anúncio B2B ainda menor em cerca de 20%).

Ainda assim, tem tendência a conseguir ótimos resultados e é por este motivo que, quanto mais informação conseguir fornecer a esta ferramenta, maior será o seu impacto e retorno do seu investimento. Quando terminar todos os passos que acabámos de descrever, encontrará um botão que lhe permitirá criar o seu público semelhante.  IMAGEM

Aqui a tarefa é simples. Avance! O seu público semelhante está criado. Poderá verificar na seção de público-alvo do seu gestor de anúncios. Missão cumprida!


Segmentação de Interesse

Prometido é devido. Já tínhamos dito no início deste artigo que se não tiver a possibilidade de utilizar esta ferramenta do público semelhante no Facebook porque não tem uma lista de cem clientes, teríamos uma alternativa para si. E aqui está, se este é o seu caso, a segmentação detalhada de interesses pode ser o melhor caminho a seguir. Exige alguma criatividade conseguir identificar padrões e direcionar para setores específicos a nossa escolha nesta segmentação.

O Google é uma ferramenta útil para esta pesquisa. Para encontrar interesses com relevância para a sua segmentação B2B, experimente pesquisar publicações e artigos em revistas, páginas, blogs e outros meios de comunicação específicos, associações profissionais, programas de rádio ou TV, etc. Pesquise como um interesse no Facebook (pode combinar vários até ter um tamanho interessante em termos de público alcançado) Segue um exemplo de pesquisa, neste caso sobre Empreendedorismo:(Apesar de no exemplo estar em inglês “Entrepepreneurship”– manias de ter o browser em inglês 😅 ):

Esperamos que a informação tenha sido útil e despedimo-nos relembrando que, quase sempre, a primeira estratégia que demonstrámos neste artigo apresenta geralmente um melhor desempenho. Se não pode de imediato avançar por esta via, sugerimos que utilize a segmentação por interesse até obter os seus primeiros 100 clientes, que lhe permitirão, no futuro, apostar nesta primeira estratégia.

Experimente as nossas dicas e conte-nos tudo sobre como correu e que impacto teve no seu negócio!!

Partilhe a sua opinião e experiência: [email protected] 😀

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m – Direitos do titular dos dados pessoais:

De acordo com a legislação em vigor, o titular dos dados pessoais tem direito de acesso e retificação dos seus dados, bem como o direito de solicitar a sua eliminação, opor-se ao seu tratamento e obter a sua limitação ou portabilidade na medida em que esta seja aplicável. Pode igualmente opor-se a que os seus dados sejam utilizados com o fim de criação do seu perfil de cliente, deixando neste caso, de beneficiar de ofertas ou serviços personalizados. O exercício de algum dos direitos legalmente conferidos, pelo respetivo titular, deve ser feito por meio de carta (ou mensagem de correio eletrónico) assinados pelo próprio e ser acompanhados por uma fotocópia de um documento de identidade com a assinatura do titular que exerce o seu direito. Os direitos conferidos podem ser exercidos através de contacto direto com a andrelamarao.pt por: • Carta registada: Serviço de Atendimento ao Cliente da andrelamarao.pt, Rua Dr Ângelo das Neves nº 25, 3º hab 1, 4250-039, Porto • Email: [email protected] O titular dos dados pessoais, deve ter presente que, em certos casos (como por exemplo, por imperativos legais) o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo máximo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado. O titular dos dados pessoais pode, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, através dos canais disponíveis para o efeito pela andrelamarao.pt. No entanto, a retirada de consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a andrelamarao.pt esteja sujeita.

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AndreLamarao.pt 02 Outubro de 2019
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