Modelos de Atribuição: Qual a sua importância?

Modelos de Atribuição: como funcionam e para que servem

Que táticas estão neste momento a funcionar melhor para a sua empresa?
São os anúncios pagos do Facebook, as campanhas do AdWords, a otimização de mecanismo de pesquisa, marketing por e-mail ou outros?

O Marketing Digital oferece inúmeras ferramentas para analisar e otimizar a performance do seu negócio. A pergunta dos cem milhões de euros é se estará a utilizar as ferramentas adequadas e da forma certa para que isso aconteça. Sim, é exatamente o que está a pensar: é aqui que entram os modelos de atribuição.

Em poucas palavras e para descomplicar este termo ao máximo, um modelo de atribuição é um método para atribuir conversões aos seus canais de marketing. Porque o que pretende garantir é que as pessoas estão a gostar do que vêm nos seus canais digitais e, por isso, mais predispostas a desfrutar do que tem para lhes oferecer! Usar um ou vários modelos de atribuição ajuda a determinar qual campanha deve receber o seu investimento e atenção para cada conversão. Quando percebemos quais são as ferramentas que funcionam melhor, podemos impulsionar e alavancar ainda mais essas estratégias.

Porque sabemos que não gosta de desperdiçar o seu tempo e dinheiro, os modelos de atribuição vão permitir-lhe “apostar no cavalo certo” para ganhar a corrida. Ainda não está convencido?

Tem à sua disposição vários modelos para medir o impacto das suas ações:

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- Modelo da atribuição do primeiro clique, que aposta desde logo no primeiro ponto de contacto com o utilizador;
- Modelo de atribuição do último clique, onde regressa a um anúncio que já abriu e realiza a compra;
- Modelo de atribuição de último clique não direto, que lhe permite conhecer os gatilhos de marketing que atraem os utilizadores para a sua página;
- Modelo de atribuição linear – avalia todos os canais que o utilizador visitou antes de realizar a compra ao invés de cingir-se a uma única opção;
- Modelo de atribuição baseado na posição – diz-nos que canais de marketing são melhores para atrair um determinado público e quais são os melhores para convertê-lo;
- Modelo de atribuição de redução do tempo - atribui crédito crescente a cada canal que aproxima o cliente da conversão;- Modelo de atribuição baseado em dados – estabelece uma ligação entre os seus objetivos finais e analisa cada canal com base na sua eficácia em cumprir esses mesmos objetivos;
- Modelo de atribuição de último clique do AdWords – onde o crédito vai para o último clique proveniente de uma campanha do AdWords.

Agora, vem a parte mais difícil. Qual é o modelo mais eficiente para o meu negócio?  Não existe uma resposta certa e transversal. Cada modelo tem prós e contras. O segredo está em descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa ou campanha de marketing. Atreva-se e saiba que o modelo de atribuição adequado será aquele que lhe proporcionar informações valiosas para aumentar a sua performance.

Qual é o modelo que está a utilizar neste momento?

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