Junho 18, 2020

O que é o Google Tag Manager e porquê usá-lo?

O que é o Google Tag Manager e para que serve

Procura uma forma fácil de atualizar o seu código do Google Analitycs no seu site? Já ouviu falar do Google Tag Manager? Esta é uma ferramenta gratuita fundamental para o seu site!

Nos dias de hoje, os sites têm cada vez mais funções, e por isso, a sua complexidade está constantemente a aumentar. Consequentemente, o uso de tags para a análise de dados é cada vez maior. Contudo, estas tags podem não só ser complicadas de gerir, como também afetar a velocidade do seu website.

O que, por sua vez, representa diversas consequências negativas, principalmente no que toca a temas como: SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização do Motor de Busca), e UX (User Experience, ou Experiência do Utilizador). Para combater esta situação, o Google Tag Manager facilita todo este trabalho, permitindo acompanhar métricas e resultados. Sendo que, ao incorporar com outras plataformas, tais como o Google Analytics, terá ainda melhores resultados.

E talvez se esteja a perguntar: se já utilizo o Google Analytics, qual é a necessidade de utilizar outra ferramenta?

É importante referir que o Google Tag Manager não substitui o Google Analytics, pelo contrário é um complemento. Pois, apesar de o Google Analytics ter bastantes benefícios por si só, este trabalhar mais efetivamente com a adição de tags.

E o que são tags? “As tags são scripts adicionados no código do site, sempre com a função de acompanhar algum tipo de atividade dos visitantes. Muitas dessas tags são, por exemplo, códigos de rastreamento de visitas do Google Analytics.” (RockContent.com)

Alguns exemplos de tags são: código de eventos do Google Analytics, script de conversão do Google Ads. Mas não exclusivamente, pois o Google Tag Manager consegue ir muito além de um simples controlo de número de visitantes de uma página, ou de conversões. Existe também a possibilidade de incorporar tags do Google Ads ou Facebook Ads.

Com este artigo irá compreender melhor a ferramenta Google Tag Manager, através dos seguintes temas:

O que é o Google Tag Manager e quais os benefícios do seu uso?

Google Tag Manager (GTM), ou, em tradução literal, Gestor de Tags do Google, permite gerir diversas tags no seu site, e ainda adicionar e atualizar facilmente o código do Google Analytics. Resumindo, é um gestor de tags simples, seguro e que permite a integração de outros sistemas.

E as suas principais vantagens, para além da geral de simplificar o processo de análise, são as seguintes:

  • Melhoria na velocidade das suas páginas;
  • Fácil consolidação e gestão de todas as tags;
  • Workflows mais simples.

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Como funciona o Google Tag Manager?

De facto, é fácil entender o funcionamento desta ferramenta do Google: quando adiciona o código do Google Tag Manager no seu site, é lhe permitido gerir todas as tags a partir do Google Tag Manager.

E esta instalação é muito fácil e rápida. Basta entrar aqui e criar a sua conta. Nesta conta poderá ter tudo o que está relacionado com a sua empresa, mesmo que tenha múltiplos sites.

Depois de criar a sua conta (com um registo simples) o Google fornecer-lhe-á um fragmento de código que terá de adicionar ao seu site. Seguidamente terá de instalar as suas tags.

Depois deste processo poderá fazer uso desta ferramenta para configurar as suas tags de acompanhamento, estabelecer acionadores (o que permite que a tag dispare quando certos eventos acontecem) e criar variáveis (o que permite simplificar e automatizar as suas configurações).

Como instalar o Google Analytics no Google Tag Manager?

Assim que criar a sua conta no Google Tag Manager, terá de selecionar no canto esquerdo do ecrã “Tags”, e seguidamente clicar em “Nova”. Depois selecione “Google Analytics”.

E é tão fácil quanto isto! Após a seleção desta tag o Google Tag Manager irá sincronizar o seu site com o Google Analytics, e a partir daqui poderá começar a analisar os seus dados da melhor e mais eficaz forma possível!

Conclusões que podemos retirar

Qualquer profissional de marketing consegue entender a obrigação de controlar e analisar os dados do seu negócio. E a era digital permitiu que esta análise fosse cada vez mais fácil e exata. Como tal, o nosso objetivo é sempre facilitar e descomplicar esta situação. Consequentemente, o Google Tag Manager permite ajudar-nos nesta busca pelos melhores e mais fiéis dados, da forma mais fácil e simplificada.

Claro que, usar o Google Tag Manager pode parecer um pouco complexo ao início, contudo, após um pouco de habituação, vai notar que existem imensas melhorias nas suas análises e a utilização torna-se mais fácil!

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Este eBook foi criado para satisfazer as curiosidades e necessidades profissionais de utilizadores iniciantes, para facilitar a sua navegação pelo mundo do Google Analytics.
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m – Direitos do titular dos dados pessoais:

De acordo com a legislação em vigor, o titular dos dados pessoais tem direito de acesso e retificação dos seus dados, bem como o direito de solicitar a sua eliminação, opor-se ao seu tratamento e obter a sua limitação ou portabilidade na medida em que esta seja aplicável. Pode igualmente opor-se a que os seus dados sejam utilizados com o fim de criação do seu perfil de cliente, deixando neste caso, de beneficiar de ofertas ou serviços personalizados. O exercício de algum dos direitos legalmente conferidos, pelo respetivo titular, deve ser feito por meio de carta (ou mensagem de correio eletrónico) assinados pelo próprio e ser acompanhados por uma fotocópia de um documento de identidade com a assinatura do titular que exerce o seu direito. Os direitos conferidos podem ser exercidos através de contacto direto com a andrelamarao.pt por: • Carta registada: Serviço de Atendimento ao Cliente da andrelamarao.pt, Rua Dr Ângelo das Neves nº 25, 3º hab 1, 4250-039, Porto • Email: [email protected] O titular dos dados pessoais, deve ter presente que, em certos casos (como por exemplo, por imperativos legais) o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito. De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo máximo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado. O titular dos dados pessoais pode, ainda, retirar a qualquer momento o seu consentimento, quando aplicável, através dos canais disponíveis para o efeito pela andrelamarao.pt. No entanto, a retirada de consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a andrelamarao.pt esteja sujeita.

n – Direito de apresentar uma reclamação

Para qualquer questão sobre a recolha e tratamento de dados pela andrelamarao.pt, o respetivo titular pode contactar por correio eletrónico o serviço de apoio ao cliente através do endereço [email protected] Pode igualmente apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), R. de São Bento 148, 1200-031 Lisboa, sobre a forma como a andrelamarao.pt recolhe e trata dados pessoais.

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AndreLamarao.pt 02 Outubro de 2019
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